CONCURSO DE BLOG EDUCACIONAL

Páginas

Quem sou eu

Minha foto
APARECIDA DE GOIÂNIA, GOIÁS, Brazil
Sou a ProfªLady e trabalho no Colégio Estadual Telma Vieira de Sales desde 1999,sou bióloga graduada pela UEG e pós graduada em Libras.Amo minha profissão,gosto muito do meu local de trabalho dos meus colegas e alunos.Adotei este trabalho no blog,como forma de despertar o interesse dos alunos pela ciência,tornando as aulas agradáveis e diversificada em recursos.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

ATIVIDADE 11-TABELA FERMENTO


http://www.anvisa.gov.br/legis/resol/38_77.htm site para pesquisa

ATIVIDADE 10-AUTO-AVALIAÇÃO 7ºS ANOS EXPERIÊNCIA DO PÃO

ATIVIDADE 9- O MILAGRE DAS MASSAS

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/17419/Web/labvirtq/simulacoes/tempUpLoad/sim_qui_milagredasmassas.htm

ATIVIDADE 8 Diferenciando fermento químico de fermento biológico

O fermento é formado de substâncias químicas que adicionadas à massa desenvolve vários processos (químicos ou biológicos). O fermento químico é composto de Ácidos, Bicarbonatos, Carbonatos, Dihidrogenos, etc. além de substâncias próprias para uso alimentar, tais como: açúcares, farinhas, amidos, féculas, enzimas, etc. É o responsável pelo crescimento das massas elaboradas com farinhas, amidos ou féculas. O processo de crescimento ocorre devido a reação química de decomposição quando, o bicarbonato gera gás carbônico e água durante o forneamento. A reação química auxiliada pelo aumento de temperatura só cessa quando todo o fermento reage.Desta forma tem-se a origem de pequenos buracos que tornam a massa macia, aumenta o volume e a sua porosidade. O fermento biológico apresenta um fungo do tipo “levedura ativa”. É um microorganismo vivo, obtido de culturas puras de leveduras cuja denominação científica é Saccharomyces cerevisiae por procedimento tecnológico adequado.

ATIVIDADE 7 RELATÓRIO PARA O EXPERIMENTO DO PÃO

RELATÓRIO
Título do Experimento:

Professor Orientador:

Trabalho de Investigação do Aluno:

Estabelecimento:

Série
I. PROPÓSITO DO PROJETO E HIPÓTESE
II. METODOLOGIA
III. ANÁLISE DOS DADOS
IV. RESUMO E CONCLUSÃO
V. APLICAÇÃO