CONCURSO DE BLOG EDUCACIONAL

Páginas

Quem sou eu

Minha foto
APARECIDA DE GOIÂNIA, GOIÁS, Brazil
Sou a ProfªLady e trabalho no Colégio Estadual Telma Vieira de Sales desde 1999,sou bióloga graduada pela UEG e pós graduada em Libras.Amo minha profissão,gosto muito do meu local de trabalho dos meus colegas e alunos.Adotei este trabalho no blog,como forma de despertar o interesse dos alunos pela ciência,tornando as aulas agradáveis e diversificada em recursos.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Memorial do Cerrado 2ª temporada/Participação especial de Fernando Perillo,Bariane Hortêncio, Nilton Pinto e Tom Carvalho





























PARA 6º E 8º ANO-Adolescente

ATIVIDADE 11-8ºANO-POEMA ENJOADINHO

Assistir ao vídeo com o poema “Enjoadinho” de Vinícius de Morais e postar comentário aqui sobre:Planejados ou não,o que muda depois dos filhos,para o casal e para um adolescente

ATIVIDADE 10-8º ANO-Métodos Contraceptivos

Para 8º ano-Preservação da espécie e do indivíduo

ATIVIDADE 4-Crie um slide sobre o sistema reprodutor feminino e masculino coletando informações de sites confiáveis e imagens explicativas
http://www.slide.com/arrange?tt=17&cy=un

ATIVIDADE 5-.Leia o texto do link a seguir e responda as seguintes questões abaixo:
http://www.passei.com.br/tc2000/biologia/06bio.pdf


ATIVIDADE 6-MITOS E VERDADES SOBRE A MENSTRUAÇÃO

É indispensável para que meninas e meninos compreendam esse fenômeno fisiológico e sua relação com a maturação sexual,preparando o corpo feminino para gerar um filho. É necessário desmitificar conhecimentos populares referentes ao ciclo menstrual, pois alguns mitos são passados de geração a geração.
O homem antigo julgava a mulher menstruada, uma fonte de perigos. Caio Plínio
Romano, conhecido como Plínio o Velho em seu trabalho literário - História Natural relata a respeito da mentalidade pré-cristã sobre a menstruação.
Nada existe de mais poderoso do que
o fluxo menstrual. Mulheres menstruadas tornam o leite azedo e as
sementes estéreis; enxertos caem,plantas murcham, frutos tombam das
árvores. O olhar delas faz o espelho opaco, cega as lâminas, tira o
brilho do marfim. As abelhas abandonarão as colméias tocadas por uma
mulher menstruada; com seu toque elas tornam o linho preto.”

Plínio, o Velho (23 - 79 - História Natural).

Conversem com os colegas sobre algumas expressões populares e/ou mitos que já ouviram a respeito da menstruação. Proponha a socialização postando aqui no "COMENTÁRIO"outros mitos ou expressões que vocês conhecem a respeito da menstruação.

FIQUE SABENDO...

Embora a mulher perca certa quantidade de sangue durante a menstruação, e esse período possa ser acompanhado de muito mal-estar, a menstruação é sinal de funcionamento saudável do organismo feminino.É importante os cuidados com a higiene corporal (tomar banho, lavar a cabeça etc.)
Durante o ciclo menstrual, muitas mulheres sentem cólicas, devido a contrações no
útero. É comum, também, que algumas mulheres manifestem sintomas como depressão,
ansiedade, tensão, nervosismo, inchaço, dores no corpo, dores de cabeça, enjôos etc. Tudo isso ocorre em função da alteração da quantidade de hormônios, que agem também sobre outras funções do organismo.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

6ºs anos Puberdade e adolescência

http://www.youtube.com/watch?v=iL81IBfT-1U&feature=related
http://www.passei.com.br/tc2000/biologia/06bio.pdf
http://www.adolescencia.org.br/adolescencia/default.asp

EXERCÍCIOS PARA SEREM RESPONDIDOS AQUI EM COMENTÁRIOS
1- Coloque 1 para Aparelho Reprodutor Masculino e 2 para Aparelho Reprodutor Feminino:
a( )Testículos
b( )Líquido seminal
c( )Pênis
d( )Ovários
e( )Ductos ou Canais deferentes
f( )Vagina
g( )tubas uterinas
h( )Vulva
i( )
Espermatozóides


2- Complete:
a-Testículos e ovários são exemplos de _______________________.
b-Espermatozóides e óvulos são exemplos de: ________________________.
c-Principal hormônio masculino:______________________.
d-Principais hormônios femininos:____________________ e __________________.

3- Entre as transformações físicas, cite três mudanças que ocorrem com os meninos e três que ocorrem com as meninas.
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________



4- Sobre o sistema genital masculino, qual(is) estrutura(s) é(são) responsável(is) por:
a-Produzir o líquido seminal que nutre e protege os espermatozóides e aumenta a sua mobilidade:________________________________________________.
b-Armazenar os espermatozóides até o seu amadurecimento:_____________________.
c-Produzir espermatozóides e testosterona:_______________________.

5- Qual o nome que recebe:
a-O conjunto formado por líquido seminal e espermatozóides:___________________
b-O processo de expulsão dos espermatozóides do corpo para o meio externo:________
c-A pele que recobre a glande:_______________