domingo, 15 de abril de 2012

8º ano

O que é energia?


A etimologia da palavra tem origem no idioma grego, onde εργος (ergos) significa "trabalho".

Uma das melhores definições de energia é a apresentada por Richard Feynman que afirma:

“A única coisa de que temos certeza e que a Natureza nos permite observar é uma realidade, ou se prefere, uma Lei chamada Conservação da Energia."Esta lei diz que existe 'algo', uma quantidade que chamamos energia, que se modifica em forma, mas que a cada momento que a medimos ela sempre apresenta o mesmo resultado numérico. É incrível que algo assim aconteça.”


Foram desenvolvidos, ao longo da história, procedimentos de produção, transporte e armazenamento de energia. As principais formas de produção de energia são: hidráulica, nuclear, eólica, solar e geotérmica.

Uma das energias mais utilizadas, no Brasil, é a hidráulica ou hidroenergia, em função da grande quantidade de rios em nosso país. Pesquisas demonstram que rendimento na conversão de água represada em eletricidade pode chegar a valores próximos de 90 %, tendo sua maior limitação como fonte energética na disponibilidade, só algumas regiões dispõem de quedas d’água aproveitáveis.

As rodas d’água foram importantes no período da revolução industrial e em todo o desenvolvimento tecnológico é destacada por diversos autores. A abundância de rios perenes na Europa, permitindo largo uso da roda d’água, foi fator essencial para o desenvolvimento da indústria, principalmente a siderúrgica, um dos suportes da revolução industrial.


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1273/imagens/roda_dagua.jpg
Disponível em: www.mfrural.com.br

O monjolo também se constitui como um instrumento distinto de utilização. Usado para socar arroz, milho, amendoim e café tem seu uso no Brasil desde a época colonial podendo ser encontrado em algumas regiões que possuem quedas d’água. Construído a partir de troncos de árvores, o monjolo, trabalha como um balanço em movimento oscilante.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1273/imagens/monjolo.jpg

A água possui uma potencialidade energética que quando represada aumenta. Numa usina hidrelétrica por meio da queda d`água as turbinas fazem funcionar geradores elétricos que produzem energia. A implantação de uma usina provaca impactos ambientais, na fase de construção mas, é uma fonte considerada limpa. Esta energia é transformada em eletricidade, que utilizamos para o funcionamento de eletrodomésticos, iluminação, geração de força, etc.

ATIVIDADE ____

Estudo do texto em:http://www.slideshare.net/Pibid/tipos-de-energia

Passar para o caderno:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1273/imagens/tabela.jpg



Nenhum comentário:

Postar um comentário